WhatsApp DEQ

Sobre o Curso

O curso de Engenharia de Alimentos oferece 40 vagas por ano no processo seletivo, com entrada no 2º semestre. Por ser um curso noturno, tem duração média de 6 anos.

O curso de Engenharia de Alimentos tem a finalidade de formar profissionais multidisciplinares com conhecimento em ciência e tecnologia no setor alimentício, com domínio em biologia, nutrição, bioquímica, microbiologia e biotecnologia, além dos conteúdos de matemática, física, química, termodinâmica e operações unitárias presentes na formação do engenheiro.

Durante o curso, o aluno de Engenharia de Alimentos adquire os conhecimentos necessários para ter competência em participar de todas as etapas relacionadas com a transformação do alimento em produto que inclui: seleção das matérias-primas; unidades de transformação; controle e garantia da qualidade; acondicionamento; métodos de conservação e transporte do produto alimentício. Atua também no desenvolvimento de novos produtos e processos, buscando a inovação em conjunto com o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a minimização dos impactos ao meio ambiente. Por fim, a indústria alimentícia é, por excelência, o principal campo de atuação do Engenheiro de Alimentos. O profissional, porém, poderá atuar em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos, empresas de consultoria, órgãos legisladores e instituições públicas.

Dados do Curso

GRAU
Formação
 
MODALIDADE
Presencial
 
CENTROS
Tecnologia - CT (Natal)
 
DURAÇÃO MÉDIA
6 anos
 
TURNO
Nortuno

Perfil do Profissional

O curso propõe formar Engenheiros de Alimentos com formação generalista, capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, atuando crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, regionais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O curso forma profissionais com conhecimentos necessários para: desenvolver, executar e controlar projetos de instalação ou expansão de indústria de alimentos; aproveitar, de maneira racional, as matérias-primas agropecuárias e da pesca; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos no campo da indústria alimentícia; dentre outras habilidades e competências. 

 

Atuação do Profissional

O engenheiro de alimentos atua nas áreas de: Produção e Processo das indústrias de todos os portes, monitorando e inovando os fluxos produtivos com o objetivo de reduzir custos operacionais, evitar desperdícios e melhorar a eficiência; Garantia de qualidade, determinando os padrões de qualidade para as matérias-primas, produtos e processos, sendo responsável pelo treinamento de pessoal para a prática da qualidade; Pesquisa, desenvolvendo novos produtos e processos visando novos mercados, melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e utilização de subprodutos; Projetos, planejamento, execução e implantação de projetos de unidade de processamento e estudos de viabilidade econômica; Comercial e Marketing, aplicando o conhecimento técnico como um diferencial de marketing, auxiliando na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e fornecendo suporte para a área de vendas; Fiscalização de alimentos e bebidas, atuando junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, estabelecendo padrões de qualidade e identidade dos produtos, garantindo a segurança ao consumidor. Poderá ainda atuar no setor de logística, cuidando da conservação de alimentos perecíveis durante o transporte para a sua distribuição, além de ser requisitado pelas grandes redes de supermercados e pelas empresas de food service e de fast food, que oferecem alimentos prontos e semiprontos.

 

Campo de Trabalho

− Indústrias relacionadas à produção de alimentos, de aditivos, de ingredientes utilizados e agroindústrias;

− Empresas públicas e privadas atuando no controle de qualidade, especificação técnica de equipamentos, preparo, conservação e na estocagem de alimentos;

− Indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos;

− Empresas do setor como consultor.

 

Coordenação do Curso

A Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos fica localizada no Centro de Tecnologia - CT, sala 50.

Telefones Coordenação:
+55 84 3215-3423
+55 84 99193-6227

Horários de Funcionamento:
Segunda à Sexta
Tarde: 14h00 às 18h00
Noite: 18h00 às 21h00

Coordenadora do Curso: 
Profa. Dra. Liana Franco Padilha
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice-coordenadora:

Secretário: 
Yuri de Souza
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
+55 84 99116-1941