Convênio de Cooperação Internacional
1. Convênio de Cooperação Internacional através do Programa BRAFITEC
O DEQ firmou duas cooperações internacionais em dezembro de 2006 com universidades do Canadá e da França. O convênio com a França faz parte do Programa BRAFITEC da CAPES. As duas cooperações têm como objetivo principal o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação (duração entre seis meses a 01 ano por aluno conveniado) entre as instituições conveniadas, além de visitas de acompanhamento dos docentes envolvidos. O convênio com o Canadá envolve a McMaster University e com a França duas universidades: uma em Toulouse e outra em Pau. Ambas as cooperações tiveram início efetivo em março de 2007. Destaca-se, que dois alunos conveniados já estão desenvolvendo atividades nas Instituições supracitadas. Os dois convênios estão sob a Coordenação das Professoras Márcia Maria Lima Duarte e Ana Lúcia de Medeiros Lula da Mata.
2. Convênio de Cooperação Internacional através do Programa CAPES COFECUB
Convênio Brasil-França entre as Universidades Federal do Rio Grande do Norte e Université du Sud-Toulon Var, com vigência de março/2007 a dezembro/2010.
Convênios e/ou cooperações nacional
1. Programa de Cooperação Acadêmica Nacional (PROCAD)
A partir de 2000, em parceria entre o DEQ da Universidade de São Paulo – USP e o DEQ da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEQ/UFRN.
Objetivo: Esta parceria tem gerado o desenvolvimento de projetos de pesquisa, o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, bem como auxiliado nas monografias, dissertações e teses de Doutorado. Este programa está vinculado a CAPES.
Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Chiavone Filho.
Docentes do DEQ envolvidos:
Prof. Dr. Afonso Avelino Dantas Neto
Profa. Dra Camila Gambini Pereira
Prof. Dr. Eduardo Lins de Barros Neto
Prof. Dr. Tarcílio Viana Dutra Junior.
2. Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo (PRH-14-ANP)
Objetivo: Orientar a formação do Engenheiro Químico para o Setor de Petróleo e Gás nos níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado. A ênfase do programa é em Engenharia de Processos em Plantas de Petróleo e Gás Natural, atuando em três sub-áreas de especialização: Engenharia de Petróleo, Engenharia de Processos e Engenharia Ambiental.
O programa tem apresentado bons resultados na formação de recursos humanos para o Setor de Petróleo e Gás a nível regional e destacada produção científica associada às especialidades do corpo docente, abrangendo as várias áreas de atuação do Engenheiro Químico. Os alunos de graduação têm apresentado também uma melhor produção científica e no final do curso submetem à avaliação uma monografia que é composta do resultado de seu trabalho de pesquisa, com duração de três semestres, e do estágio no setor de petróleo e gás, com duração de um semestre.
Em 2005, foram inseridos no PRH - 14 dois novos cursos de graduação (Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica), dois novos cursos de Mestrado (Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica) e um novo curso de Doutorado (Engenharia Elétrica) com atuação nas áreas de Automação e Metrologia, considerada estratégica pela ANP.
A implantação do PRH–14-ANP no DEQ foi bastante oportuna e resultou em um novo e promissor perfil de profissional formado para o setor de petróleo e gás, cuja demanda por recursos humanos é bastante significativa no Estado do Rio Grande do Norte e na Região Nordeste. O programa conta hoje com 29 bolsistas sendo 10 doutorandos, 09 mestrandos e 10 graduandos em Engenharia Química.
3. Convênio PETROBRAS-UNRNCE e CENPES
O Laboratório de Engenharia Bioquímica- LEB vem desenvolvendo uma parceria com o CENPES e a PETROBRAS-UNRNCE, no sentido de implantar e certificar, no LEB-UFRN, metodologias para testes de Ecotoxicidade e Biodegradabilidade de Fluidos de Perfuração e completação. Esta parceria envolve um Projeto com financiamento direto da PETROBRAS.
Coordenação: Profª Drª Gorete Ribeiro de Macedo
Docentes do DEQ envolvidos:
Prof. Dr. Everaldo Silvino dos Santos
4. Convênio Universidade de Brasília (UnB)/ Instituto Butantã
O Laboratório de Bioprocessos desenvolve uma parceria com a UnB e Instituto Butantã para produção in vitro biopesticidas virais recombinates, para o controle de pragas na agricultura. Nesta parceria há um projeto aprovado (Universal/CNPq), com envolvimento de uma tese de Doutorado.
Coordenação: Profª Drª Márcia Regina da Silva Pedrini
5. Convênio Universidade de Mogi da Cruzes (UMC)
O Laboratório de Bioprocessos desenvolve uma parceria com a UMC em um projeto para produção de proteínas recombinantes utilizando o Sistema de Expressão em Baculovirus.
Coordenação: Profª Drª Márcia Regina da Silva Pedrini