VIII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA – ENBEQ

 GT6:  Disciplinas críticas: ainda é necessário esforço complementar na formação/qualificação de docentes e atualização bibliográfica/metodológica em disciplinas do curso de EQ? Quais seriam estas?

Coordenador:  Prof.  Moacir Kaminski (UFPR)
Relator: Profa. Teresa Regina Alpande (UFRRJ)

 Participantes:

 Edilza Geralda Ribeiro (FEPESMIG)
Gustavo Ferreira Leonhardt (IMT)
Gustavo Paim Valença (UNICAMP)
João Cardoso Pereira Netto (UMC)
Maira Rejane Marques da Silva (UFSCar-estudante)
Marcos Antonio da Silva Costa (UERJ)
Roberto de Campos Giordano (UFSCar)
Willibaldo Schmidell Netto (UMC)

 Principais constatações:

 Analisando os dados do questionário enviado às IES-EQ para o levantamento das condições operacionais dos cursos de graduação, conclui-se que a maior parte deles dá às disciplinas anteriormente consideradas críticas (Cálculo de Reatores, Controle de Processos, Termodinâmica e Transferência de Massa) o tratamento recomendado nos ENBEQs anteriores.
 Face a constatação acima, o grupo considerou que estas disciplinas deixaram de apresentar os problemas que motivaram a criação de grupos específicos para discussão e propostas que contemplavam ementas básicas, cargas horárias e bibliografia desejáveis, além de sua inserção no currículo dos cursos.
 No entanto, o grupo considerou que essas disciplinas - não mais  críticas no que diz respeito a inserção e forma - serão sempre críticas no que tange à importância de seus conteúdos para a formação do engenheiro químico.
 Por outro lado, dentro dessa mesma análise, observou-se que essas disciplinas apresentam problemas que comprometem seriamente o resultado didático, quais sejam:
1- Índice de reprovação acima dos desejáveis.
2- As disciplinas estão sendo tratadas de modo isolado, dificultando a visão sistêmica do curso.
3- A formação básica de cálculo, incluindo o numérico, com freqüência mostra-se dissociada do aprendizado das disciplinas profissionalizantes.
4- A oferta de aulas práticas ainda não atingiu as metas recomendadas, em especial no que diz respeito a cálculo de reatores e controle de processos.
 Na continuidade das discussões, o grupo detectou duas áreas que, devido a conjuntura técnico-científica atual, tornaram-se relevantes dentro da competência da engenharia química: meio ambiente e engenharia bioquímica. Vale ressaltar que as disciplinas relacionadas ao meio ambiente, freqüentemente, não abordam os tratamentos biológicos ou químicos de resíduos, dentre outros, com a visão do engenheiro. O mesmo verificou-se quanto às disciplinas de engenharia bioquímica.

Principais linhas de ação:

a) Integração das disciplinas:
1- Recomenda-se utilizar um mesmo software de álgebra computacional em todas as disciplinas de maneira a aproximar e integrar o ciclo básico ao profissional e favorecer a compreensão dos conceitos da engenharia. O uso desta metodologia deverá disponibilizar mais tempo para a compreensão e aprofundamento desses conceitos.. Incentivar os professores a usá-los.
2- Recomenda-se que sejam realizadas reuniões periódicas entre os professores das disciplinas críticas e os da área de processos e operações para o planejamento pedagógico, de maneira a favorecer a integração das mesmas.
3- Alterar, se necessário, os programas das disciplinas de processos e operações de maneira a atender à integração.
4- Recomenda-se que os conteúdos fundamentais de termodinâmica, fenômenos de transporte, etc., sejam interligados com a efetiva cobrança nas disciplinas de processos e operações.
5- Inserir em uma mesma disciplina  aulas com professores de outras disciplinas, ou mesmo de outras instituições e indústrias, para salientar a integração, quando necessário.

b) Aulas práticas:
1- Montar e utilizar laboratório(s) multidisciplinares/multipropósito, para uso integrado das várias disciplinas.

c) Meio ambiente e engenharia bioquímica:
1- Tratar as disciplinas  de engenharia bioquímica e de meio ambiente com abordagem que utilize os fundamentos da engenharia química associados à microbiologia e enzimologia, incluindo a modelagem dos processos e o dimensionamento dos equipamentos.
2- O grupo sugere a criação de uma comissão para estudar esta questão.

d) Outras:
1- Recomenda-se que questionários de avaliação das condições de oferta das disciplinas críticas continuem sendo aplicados a todos os cursos como instrumento hábil de análise para o próximo ENBEQ.
2- Acrescentar à ementa básica da disciplina de cálculo de reatores o tópico: análise de reatores não isotérmicos


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