A Engenharia Química sempre foi uma das áreas da engenharia de grande importância e participação no cenário industrial, tecnológico e econômico brasileiro. Atrelada a essa posição estão os estudantes de EQ, que são a parcela da sociedade que terá a função de dar continuidade e desenvolvimento a esse setor.Sendo assim, a qualidade da formação desses estudantes, é fundamental para que os engenheiros químicos continuem a desenvolver com competência essa função.
A partir de 1994 um conjunto de estudantes de EQ, sensibilizados com essa situação, e sentindo a necessidade de dar corpo a essa classe, deram início a uma proposta de criação de uma Federação Nacional de Estudantes de Engenharia Química, para que, junto com as Universidades e órgãos de pesquisa, pudessem manter a qualidade da formação dos estudantes e formar profissionais altamente capacitados.
E foi com esse pensamento, que em 17 de setembro de 1994, em São Paulo, foi concebida a FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química).
Na plenária final do V CONEEQ, janeiro de 1995,em Recife foi criado o estatuto da FENEEQ, que mantém a sua essência até os dias de hoje.
A partir disto, ganharam força as PNEEQ's (Plenárias Nacionais de Entidades de Engenharia Química) que ocorrem duas vezes por ano, em diferentes cidades do Brasil, reunindo um número cada vez maior de entidades participantes.
Em 1996, realizou-se o I COLAEEQ (Congresso Latino-Americano de Estudantes de Engenharia Química) na cidade de Porto Alegre, juntamente com o VI CONEEQ. O evento impulsionou e congregou o já existente movimento estudantil de EQ a nível latino-americano. Países como a Bolívia e Colômbia já possuiam seus encontros nacionais, e graças a esta iniciativa, Argentina e Venezuela seguiram o mesmo exemplo.
Em 1997, Salvador foi a sede do VII CONEEQ e II COLAEEQ. Mais uma vez a FENEEQ deu apoio aos eventos, consolidando de vez o Congresso Latino-Americano, marcando posição pioneira a nível continental. Até o presente momento, em todos os 5 COLAEEQ's realizados, sempre houve a presença dos estudantes brasileiros.
Finalmente na plenária final do VIII CONEEQ, em janeiro de 1998 em São Carlos, redigiu-se o documento que possibilitaria o registro oficial de nossa Federação. Hoje, a FENEEQ trabalha no sentido de integrar os estudantes de EQ de todo o Brasil, auxiliando os CA's e as Comissões Organizadoras dos Congressos Nacionais e Regionais.
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