VIII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA – ENBEQ


GT3:  Metodologia de Ensino de Graduação em EQ: recursos computacionais como suporte racional ao ensino.

Coordenador: Prof.  Milton Mori (UNICAMP);
Relator: Prof. Argimiro Resende Secchi (UFRGS)

Participantes:

 1. Adilson José Assis UNIOESTE
2. Agenor Furigo Jr. UFSC
3. Antonio Eurico Belo Torres UFC
4. Antonio José G. da Cruz UFSCar
5. Argimiro Resende Secchi UFRGS
6. Carlos Augusto G. Perlingeiro UFRJ
7. Carmem Pietrobon UEM
8. Domingos Sávio Giordani FAENQUIL
9. Edelberto Luiz Reinehr FURB
10. Evandro Brum Pereira UERJ
11. Frede de Oliveira Carvalho UNISUL
12. George C. Kachan UMC
13. Gustavo Carneiro Valença PUC-PR
14. Leonardo de Gil Tôrres UFRRJ
15. Luiz Antonio Resende Muniz UCS
16. Maria Luiza Rizzi Starr UNAERP
17. Milton Mori UNICAMP
18. Roger Josef Zemp UNICAMP
19. Romildo P. Brito UFPb

 PAUTA:

1- Revisão do tema “informática” nos ENBEQs anteriores
2- Relato do uso dos recursos computacionais pelas IES
3- Uso racional dos recursos computacionais no ensino da EQ
4- Conteúdo básico de informática no currículo de EQ
5- Uso de informática nos laboratórios experimentais
6- Formas de integrar as disciplinas do curso de EQ através da informática
 

Principais constatações:

- preocupação com a manutenção das licenças dos softwares comerciais (falta de recursos contínuos);
- necessidade do uso racional dos recursos computacionais;
- falta de fontes de fomento para financiar a aquisição de recursos computacionais (software e hardware) para a graduação;
- preocupação entre o uso de softwares prontos e o desenvolvido pelos alunos;
- dissociação entre as disciplinas de informática com o resto do curso;
- uso isolado da informática por algumas disciplinas;
- necessidade de uma metodologia de ensino com o uso de softwares;
- melhoria da utilização organizada dos recursos com a participação de técnicos em informática;
- necessidade da divulgação entre as IES de experiências bem sucedidas.

Experiências de financiamento não público para informática:
Uso da Lei de Informática (FURB):
Através da aplicação da Lei de Informática, a Instituição recebeu de uma Empresa Privada equipamentos de informática instalados.

Crédito adicional (FURB):
Por iniciativa voluntária dos alunos, foi instituído um crédito adicional nas mensalidades para o fim específico de manutenção e atualização do Laboratório de Computação do Centro Tecnológico. A gestão do laboratório é feita por uma comissão conjunta de alunos e professores.

Projeto EDUCOMP (UNAERP):
Convênio Empresa-Universidade para o fornecimento de computadores para a Universidade, cuja contrapartida da Universidade é a prestação de serviço à comunidade (cursos de WORD, MSOFFICE, etc.) pelos alunos de análise de sistemas (ou outros com conhecimento suficiente de informática).

Disponibilização de laboratórios de informática (UNIOESTE):
Uso de laboratórios de informática em prestação de serviço: realização de cursos de extensão, utilização do laboratório por empresas mediante contrapartida financeira ou em equipamentos e softwares.

Experiências de metodologias de ensino:
Ensino integrado (UNAERP): proposição de projetos simplificados para os três primeiros anos do curso e um mais elaborado para os dois últimos anos. Estas propostas são usadas para integrar as disciplinas de um mesmo semestre, sempre buscando o conhecimento adquiridos em etapas anteriores. O aluno deve identificar as situações no projeto que podem ser resolvidas pelo conteúdo de cada disciplina. Para maiores detalhes ver “Avaliação do Perfil do Curso de Engenharia Química da Universidade de Ribeirão Preto”, Starr, M.L. e Lopes, C.S., COBENGE, Natal - RN, 1999.

Laboratório de didáticos (UFSCar, UCS, UNICAMP): automatização dos sistemas de aquisição de dados de experimentos da graduação. Uso destes experimentos automatizados para aulas práticas de Controle de Processos e de Modelagem e Simulação (validação de modelos, estimação de parâmetros).

Alguns softwares usados nas IES:
Cinética e Reatores: POLYMATH, KINETICS;
Controle de Processos: Picles, MATLAB, Elipse, HYSYS, ASPEN DYNAMICS, gPROMS, MAPLE, TUTSIM;
Projetos, Modelagem e Simulação: HYSYS (HYSIM), ASPEN+, ASPEN DYNAMICS, MAX, gPROMS, MATLAB/SIMULINK, ISIM, DESIGN II, NAG, CFX, PHOENIX, PRO II, Provision, ChemCad, ChemEng, ASCEND, SuperTarget, SuperPro;
Operações Unitárias: programas desenvolvidos e aplicativos específicos;
Matemática: MAPLE, MATHCAD, MATHEMATICA;
Termodinâmica: MAPLE, MATHEMATICA, aplicativos específicos;
Fenômenos de transporte: HEXTRAN, HEAT, IHT, CFX, PHOENIX;
Desenho e gráficos: AutoCAD, Grapher, Origin, EXCEL.

Recomendações:

- Integração curricular:
1- Seminários internos de metodologia de ensino para integrar as disciplinas;
2- Utilização de softwares com visão de processo enfocando o aspecto de cada disciplina;
3- Utilização de exemplos comuns que englobem assuntos abordados em diversas disciplinas.
- Recomendações para o uso racional de recursos de informática:
1- Abordar os fundamentos teóricos, com solução de problemas ideais e de dimensões reduzidas, antes da prática computacional, para a solução de problemas mais complexos e não ideais, e posterior análise crítica dos resultados. Uso do computador como ferramenta para realizar as tarefas repetitivas e tediosas;
2- Tornar prazeroso o aprendizado do software, dando liberdade de uso ao aluno;
3- Limitação do número de alunos por computador (máximo 2);
4- Participação de monitores e auxiliares de ensino para dinamizar o aprendizado;
5- Sistematização do ensino (enfoque uniformizado).
- O uso de editores de texto e planilhas eletrônicas através de cursos extra-curriculares;
- Balancear o uso de softwares prontos com os desenvolvidos com os alunos;
- Uso de informática nos laboratórios experimentais:
6- Automatização da aquisição de dados de experimentos da graduação;
7- Utilização dos dados dos experimentos para estimação de parâmetros e validação de modelos;
8- Realização de alguns experimentos práticos de controle com posterior simulação dinâmica nas condições do experimento e diversas outras situações.
- Fontes de financiamento de recursos computacionais para a graduação:
9- Buscar recursos através de cursos de extensão e prestações de serviço;
10- Uso da Lei de Incentivo à Informática.
- Conteúdo básico de informática no currículo de EQ:
11- rede de comunicação;
12- algoritmos;
13- linguagem de programação estruturada.

Linhas de ação:

- Criação de um Fórum de discussão para discutir a possibilidade da elaboração de um simulador de processos  para o ensino da graduação. Responsável: Argimiro R. Secchi.


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